A 3ª edição de
Gamakna, a revista digital dos universos de Ankama, acaba de ser lançada em francês, inglês e espanhol. Encontre aqui, no seu idioma, as principais notícias mais recentes sobre DOFUS e WAKFU!
WAKFU
Jonquilla explica
algumas mudanças, devido ao feedback dos jogadores, feitas no
calendário do fim de ano:
"Modificamos o que gira em torno de Amakna, de Sufokia e da política. Deixamos essa reforma para mais tarde para nos concentrarmos em outra coisa há muito tempo esperada: o PvP. Então, fizemos uma reviravolta nos nossos planos para oferecer acesso a essa funcionalidade até o fim do ano."
Mas
nada foi cancelado: "Espera-se que tudo isso chegue no calendário de 2018. As reformas das nações e da política estão ligadas e são grandes. É importante levar o tempo que for necessário para realizá-las de A a Z. Aliás, já começamos esse trabalho, que pode ser observado durante as atualizações."
"Para preparar o PvP, temos a intenção de acompanhar os Kilorfs com um balanceamento de classes. Isso demanda tempo, e as escolhas feitas serão percebidas nesse fim de ano."
Claro que boa parte da
atualização 1.55 foi o
combate contra Ogrest:
"Todas as equipes trabalharam nesse combate: naturalmente os game designers, os desenvolvedores, mas também a equipe de comunicação, que criou animações magníficas em colaboração com a equipe de designers. Estão todos convidados a realizar o combate e conferir tudo isso por conta própria.
E espero que os que não puderem ir ao combate apreciem as mudanças que ocorreram em todas as zonas após a cólera de Ogrest."
Série WAKFU
Em 27 de julho, Ntamak anunciou que falta
uma semana de produção antes do encerramento definitivo da temporada 3. Ao mesmo tempo, aliviado de ver a temporada decolar e entristecido de chegar ao fim de uma história, ele também faz o balanço dos
dez anos de colaboração com a Ankama, que comemorou em julho. Dez anos marcados pela confiança de Tot, que lhe permitiu participar de vários projetos. Ele também aproveita este último diário de bordo para destacar o
envolvimento da comunidade e o
interesse despertado pela série WAKFU, desde os Geek Days de Lille ao Digital festival de Taiti, passando pelo festival de Annecy!
DOFUS
Simsoft anuncia dois trabalhos em curso: as
variantes de feitiços e o
servidor monoconta.
"Atualmente estamos trabalhando nessa principal mudança do jogo para oferecer variantes para todos os feitiços de classe. A atualização está prevista para dezembro. Quando isso acontecer, vamos aproveitar para rever o sistema de pontos de feitiço, que será removido em benefício de uma evolução automática com base no nível do personagem."
A respeito do
servidor monoconta,
"pensamos em ter uma solução aceitável. Para bloquear a multiconta, o novo servidor introduzirá algumas limitações: sua conta deverá ter um número de telefone verificado, e serão aplicadas restrições de conexão. Por exemplo, duas contas com o mesmo IP ou número de telefone não poderão se conectar simultaneamente ao servidor. Serão implementadas outras restrições, mas não serão divulgadas.
Atualização 2.43
Kori e Halden, game designers, respondem às perguntas de Gamakna a respeito do conteúdo da
atualização 2.43.
Missões de alinhamento: lançadas há dez anos, as missões serão terminadas.
"Os jogadores descobriram na versão beta os equipamentos e as recompensas a serem obtidas no fim da série. O sistema de alinhamento mudou assim que as primeiras missões foram incluídas, portanto, foram necessários ajustes em relação ao planejamento inicial." "Antes, oferecíamos recompensas específicas aos alinhamentos. Agora, oferecemos fichas como recompensas ("alifichas"), o que se traduz por uma maior liberdade para os jogadores, pois podem escolher "comprar" as recompensas que desejarem com suas fichas em vez de receber um objeto que pouco lhes interessa ou que já possuem."
Cartazes de procurado: "Os cartazes de procurado alinhados agora vão do nível 20 ao 200. Nesta atualização, os jogadores poderão descobrir 10 novos cartazes de procurado que estão inseridos na sequência lógica dos anteriores (os dos níveis 110 a 200)."
Almardentes: "Produzimos um conteúdo clássico e eficaz: um calabouço, um chefe e novos equipamentos. Mas o chefe, Ilyzaelle, é um caso único no DOFUS, pois também é inimigo da família de monstros! A explicação disso é que ele é possuído por fantasmas…"
O Dofus Marfim: "É um dos 6 Dofus Primordiais protetores da Harmonia do Mundo dos Doze. É o ovo de um dragão branco, Dardondakal, que, até aqui, não estava presente no jogo, mas que alguns puderam ver no filme DOFUS – Livro I: Julith e nos episódios especiais da série WAKFU. Sua chegada ao jogo está associada ao fim das missões de alinhamento." As missões ligadas ao Dofus Marfim são destinadas aos jogadores de nível 200. "Será preciso vencer um número limitado de guardiões de calabouço, explorar o Mundo dos Doze, ganhar combates específicos utilizando feitiços específicos, etc. Os pré-requisitos são grandes, mas não é necessário ter outros Dofus Primordiais, como era o caso para a série dos Dofus Elementares."
O 6º Dofus: "Já faz um tempo que estamos cuidando disso e temos pistas que podem abrir novas perspectivas. Aliás, falando de perspectivas, você está realmente certo de que só há 6 Dofus Primordiais? Existem 6 protetores da Harmonia que dão grandes poderes àqueles que os detêm, mas você tem certeza de que contou bem?" A resposta pode estar no fim desta atualização…
DOFUS Pets
Rumo, diretor artístico, recorda o ambiente excelente da
Japan Expo e a recepção calorosa dada ao jogo.
Talentyre, por sua vez, comenta as dificuldades técnicas relacionadas a milhares de conexões que os obrigaram a continuar em Roubaix com
Venom, ambos privados da Japan Expo. O problema, no entanto, foi rapidamente resolvido, permitindo pensar na continuação.
"Muitos dos nossos jogadores puderam transferir seus mascotes para DOFUS e WAKFU, e, depois, Krosmaga, nestas últimas semanas. Estou feliz de ter conseguido realizar essa parceria com as outras equipes. Não foi fácil fazer malabarismos todos os dias com uma logística própria para cada equipe, mas só tenho a lhes agradecer por sua ajuda e seu trabalho. Alguns jogadores tiveram dificuldades para transferir seu mascote. Levamos isso bem a sério e esperamos ter as correções necessárias em um patch até o fim de agosto. E mais, os jogadores devem finalmente conseguir dar início à transferência de seus mascotes para DOFUS Touch! Viva!
Agora, a nossa pequena equipe se empenha na criação de uma atualização para o fim de setembro. No menu: mais um bugfix, novas customizações, minijogo (estamos falando de um ou dois), um novo mascote que estará disponível somente aos jogadores que levaram um primeiro mascote à maturidade. Ainda reservamos várias surpresas em breve e esperamos que elas agradem."
DOFUS Touch
Kokillette comenta o
ano que se passou desde o nascimento do jogo, com bons momentos e outros, nem tanto:
"Em primeiro lugar, um acontecimento importante foi a abertura dos novos servidores francófonos e internacionais, bem como sua compatibilidade com os telefones, em setembro do ano passado. Houve uma verdadeira efervescência quanto ao jogo naquele momento.
Depois, pouco a pouco, DOFUS Touch começa a levantar voo. E, no início de 2017, escolhemos não seguir o background de DOFUS.
Nesse mesmo período, houve mudanças na equipe: novos desenvolvedores, um novo game designer... Para mim, não foi fácil dar continuidade ao trabalho de Jonquilla.
Um novo ano que também foi marcado pelo primeiro rollback no DOFUS Touch e pela chegada dos bots e do tráfico de kamas ilegal, que impactaram significativamente a saúde do jogo. Implementamos várias medidas para limitá-los, e não vamos parar por aí. Aproveito para agradecer todas as pessoas que nos ajudam de uma maneira ou de outra a combater essa praga.
Após um lançamento de sucesso e todos esses acontecimentos, devemos seguir em frente com a adição de conteúdo. Fomos obrigados a implementar todas as ferramentas necessárias para conseguir alcançar esse objetivo, e isso foi feito no início de julho passado. A loja não ficou para trás: já apareceram novos itens.
Agora, vocês foram muito ativos e reativos durante todo esse tempo. A implementação do Discord facilitou a comunicação entre nós. Vocês nos deram feedbacks construtivos ao longo do tempo, nos permitindo fazer o jogo evoluir na direção certa. Muita coisa aconteceu nas redes sociais ou no jogo nos últimos meses: vocês se entregaram ao jogo com entusiasmo. Avançar junto com vocês é algo que acontece muito bem, e isso é muito motivante para nós!"
No programa:
Vulkânia não terá tempo de fechar suas portas, pois outros eventos estão sendo organizados no jogo e em todas as outras mídias do DOFUS Touch!
Assim, na ocasião da
Aurora Púrpura, em 12 septange, o destaque será para a rivalidade entre Brakmar e Bonta em um evento no jogo. Combates sangrentos colocarão ambas as cidades em chamas!
Mesmo quase sem tempo de recuperar o fôlego, vamos comemorar o
dia do Ripata (19 de septange) durante uma semana inteira. Esta é a oportunidade para você ganhar novas recompensas exclusivas com diferentes eventos organizados em todas as nossas mídias.
Depois virá a próxima
grande atualização do DOFUS Touch…
Krosmaga
Como
Lakha partiu para ajudar a equipe de DOFUS, é
Aeser que assume o diário de bordo. E que, primeiramente, anuncia o
relatório da segunda extensão:
"Na verdade, não queremos produzir somente uma extensão. Queremos propor conteúdo novo, melhorias e também novas funcionalidades.
Nos próximos meses, adicionaremos novas cartas para diversificar o metajogo enquanto aguardamos a extensão. Infinitas, com certeza, novas cartas de classe para reforçar alguns arquétipos, bem como cartas neutras para desenvolver algumas famílias.
Paralelamente, trabalharemos em várias melhorias (leve aceleração das partes, sistema de XP das Infinitas…).
Enfim, quanto aos novos trabalhos, também há muitas ideias sendo colocadas em discussão. Por exemplo, estamos pensando em um sistema de cartas foil no momento. Como se sabe, as invocações jogadas se materializam no terreno. Então, é preciso pensar em um aspecto foil para a própria carta, mas também para a invocação, para diferenciar de uma invocação clássica sem ter de refazer todas as invocações do jogo. Isso exige um pouco de reflexão.
Nós amaríamos também rever o menu principal para colocar a dimensão comunitária no coração do jogo. Queremos permitir escolher o avatar, integrar um sistema de XP, dar destaque ao nosso Top Ladder e aos vídeos mais pertinentes realizados pela comunidade.
Trabalhamos todo o verão para lhes oferecer uma melhor visibilidade sobre as próximas evoluções do jogo e estamos ansiosos para poder discuti-las mais concretamente com vocês."
Do ponto de vista do e-sport
Nedab comenta a ESWC onde, durante dois dias, são disputadas as fases finais das
FDJ Open Series. Krosmaga dispunha de
dois estandes: o primeiro era dedicado à final, que Oplee venceu com facilidade, sem perder nenhuma partida do fim de semana! O segundo permitia conhecer o Krosmaga e participar de minitorneios animados pela Free-Art e Blou-Fire, com distribuição de vários prêmios. Um grande sucesso em todos os planos, incluindo o live, onde os comentaristas acumularam 16 horas em dois dias!
Krosmaster
Dewit foi à Bélgica se encontrar com o
bicampeão do mundo, Ysu, vulgo Julien Otlet, coroado pela segunda vez em junho passado. Uma entrevista em duas partes em que o nosso Dewit foi derrotado sem dificuldades! Esta foi a oportunidade de relembrar as miniaturas da temporada
Wild Realms, com as quais Ysu está muito contente:
"Há vários personagens fortes que estão no centro de suas equipes e que poderão influenciar o metajogo, como Grugalorasalar, Missiz Frizz, o Dragão-Porco, etc. Também gosto muito do Rastreio, que recompensa a boa colocação, há invocações legais... Tem um pouco de tudo o que gostamos no Krosmaster." Lançamento previsto para setembro!
Sua miniatura preferida nesta nova temporada?
Grugalorasalar, aquela que ele criou após a sua primeira vitória em campeonato mundial! Dewit aproveita para lhe perguntar por que ele escolheu esse design em particular:
"No início, eu queria fazer uma miniatura de Iop, e como sou um antigo e grande jogador de DOFUS, gosto muito do feitiço de posicionamento Sopro. Visto que há muitas equipes que preferem esperar e ficar na retranca, eu queria ter um feitiço que pudesse "quebrar" essas formações, que permitisse entrar nelas e promover o confronto.
Eu queria que a miniatura pudesse, ao mesmo tempo, se posicionar e bater, mas que também pudesse se machucar a cada ataque. No final, o design se concentrou mais no Grugalorasalar que em um Iop, e foi necessário fazer algumas concessões, como passar seu ataque de uma zona Cruz para uma zona Sopro. Mas é um dragão legal, então, isso me deixa contente mesmo assim. E a colaboração com Nuuh, o game designer, foi boa; de maneira geral, gosto muito do que ele fez para o Krosmaster recentemente."
Seu segundo título o leva a criar uma nova miniatura:
"Tenho algumas ideias, mas ainda tenho que discuti-las com Nuuh."
Jogos de tabuleiro
Três jogos novos chegam à fase de produção:
Boufbowl,
Kingdom Run e um último cujo codinome é:
Touché-poulet.
O evento do fim de ano será o lançamento, em outubro, do
Kickstarter para
Monster Slaughter!
Drag’n’Boom!
Ankama implementou uma
célula de minijogo, no momento composta de dois personagens. Testar coisas, explorar novos universos, tirar conclusões boas ou ruins, deixar a imaginação livre sem impor pedido: encontramos aí a dinâmica dos primórdios da Ankama. A célula de minijogo lembra então uma start-up. No futuro,
Loïc, Romain e os que se juntarão a eles com o passar do tempo querem propor um
catálogo de jogos totalmente independentes do Krosmoz. Os jogadores, por sua vez, terão um papel considerável, dando feedback diretamente à equipe, preocupada em propor minijogos adequados ao seu público.
Em setembro, eles apresentarão sua primeira criação:
Drag’n’Boom! Numa mistura sutil de
Sonic e
Tony Hawk’s, o que traz um universo que poderíamos qualificar de
medieval heroico-fantástico, personificaremos dragões adolescentes cheios de ardor e ganância, que ganham poderes à medida que coletam ouro, sendo uns
figuras mais estilizadas e artísticas que outros. Drag’n’Boom não é feito apenas de brigas, também é um verdadeiro jogo de coreografia que testará a resistência dos seus polegares! Aliás, é aí que está toda a proeza deste título: demonstrar
dinamismo e
precisão, apesar das
limitações inerentes à ergonomia do touch screen.
Confira a página da GAMAKNA
![]()
Download via Windows Store
Observação:
Devido a problemas técnicos, nós resolvemos publicar as versões EN e ES da revista Gamakna em duas partes: a primeira, publicada hoje que inclui (em EN) DOFUS MMO, DOFUS Touch, DOFUS Pets, e WAKFU MMO e a segunda parte que será publicada no início da próxima semana. Se você deseja procurar os códigos ocultos, recomendamos que você acesse a versão FR (eles estão claramente sinalizados). Nós pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos sua compreensão.